'Musas do BRT': atrizes usam ônibus para fazer ensaio no Rio e 'protestar'

Amanda Pinheiro e Dani Vieira queriam 'causar' e, vestidas para uma festa, surpreenderam passageiros: 'Foi um alvoroço', dizem as atrizes.

 Amanda Pinheiro e Dani Vieira (Foto: ALEXANDER DINIZ) Amanda Pinheiro e Dani Vieira sentam sobre as catracas do terminal rodoviário alheias ao vai e vem dos usuários: "É possível levar glamour aos ônibus", diz Amanda.   (Foto: ALEXANDER DINIZ)
Consecutivos acidentes, lotação esgotada, insatisfação dos passageiros e descaso. Transporte público no Brasil é assunto que rende. Rende tanto que as atrizes Amanda Pinheiro e Dani Vieira decidiram pegar carona na situação para protagonizar um ensaio. As loiras cobriram seus corpos malhados com vestidos de festa e foram dar uma volta de BRT, Transporte Rápido por Ônibus, que faz a ligação entre bairros distantes da Zona Oeste do Rio. "Se o artista quer testar sua popularidade, basta ir a um terminal. Causamos o maior alvoroço", deslumbra-se Amanda, que recentemente viveu uma periguete em "Flor do Caribe". Já a colega de aventura, que foi uma candidata ao "BBB" em "Amor à vida",  tem uma postura mais crítica: "Sinceramente, eu não andaria nestes ônibus. Ainda falta muito para serem de primeiro mundo".
  •  
 Amanda Pinheiro e Dani Vieira (Foto: ALEXANDER DINIZ) Vestidas para uma festa, as atrizes "compram" suas
passagens (Foto: ALEXANDER DINIZ)
As fotos foram feitas na última terça-feira, 8, às 18h Ou seja, Amanda e Dani não estavam ali a passeio. "A gente vinha conversando sobre um ensaio para causar. E pensamos no que estava na moda. BRT está, né? Então, fomos na cara e na coragem fazer as fotos no horário de pico", explica Amanda.
A princípio, as loiras pensaram no filme "A dama do lotação", protagonizado por Sônia Braga no papel de uma ninfomaníaca, que entrava nos coletivos à caça de uma saliência. Em tempos de discussão calorosa sobre os abusos que as mulheres vêm sofrendo no transporte público país afora, não seria de bom tom a comparação. "Na verdade, nem lembrei disso quando comparamos. A gente só quis mostrar que é possível levar um pouco de glamour aos ônibus", justifica Amanda, que há anos não depende mais dos coletivos para se locomover: "Mas já andei muito! Morava em São Cristóvão, na Zona Norte, e até chegar ao Projac, na Zona Oeste, era uma viagem. Muitas vezes andei em pé".
Desta vez, ela e a amiga foram sentadinhas percorrer um dos trechos do BRT. Sem uma prévia combinação com a administradora do sistema viário, elas surpreenderam os passageiros e até os seguranças do serviço. "As pessoas pediam fotos, abriam passagem para a gente. Foram supergentis. Claro que ser conhecida facilita isso, né? No dia a dia, a gente sabe do aperto que todo mundo passa", reconhece Dani Vieira, que só anda de ônibus, trem ou metrô no exterior: "Na Europa é comum você ver pessoas bem-vestidas, até artistas andando no metrô. Aqui, pra dizer a verdade, tenho até medo de entrar".
Lucélia Santos, a eterna escrava Isaura, não tem. A atriz foi fotografada dentro de um ônibus convencional e levantou a bandeira consciente do caos que é o transporte no Rio de Janeiro e no Brasil. Foi aplaudida pelo povo e até pela classe, que dificilmente larga seus carrões. Suzy Rêgo também é uma adepta dos coletivos, e até brinca com isso.
 Amanda Pinheiro e Dani Vieira (Foto: ALEXANDER DINIZ) Amanda Pinheiro e Dani Vieira posam com os
seguranças do local (Foto: ALEXANDER DINIZ)
As novas "Musas do BRT", embora não utilizem o serviço e não saibam ao certo o valor da passagem, acreditam que podem ajudar os usuários com essa empreitada. "Muita coisa tem que melhorar, viu? Como tudo no país, nada muda. Se houvesse lugar direitinho, ar-condicionado funcionando e mais ônibus nas ruas, as pessoas deixariam o carro em casa como acontece em outros lugares", discursa Dani. Para Amanda, no entanto, o povo é crítico demais: "Vou te falar que eu achei muito organizado o ônibus. As pessoas reclamam muito sem conhecer também".
 Amanda Pinheiro e Dani Vieira (Foto: ALEXANDER DINIZ)Há alguns anos, as atrizes não andam de ônibus: "Mas se tivesse lugar direitinho, ar-condicionado funcionando e mais ônibus nas ruas, as pessoas deixariam os carros em casa"  (Foto: ALEXANDER DINIZ)
Share this video :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Mega Portal Noticias e Entretenomento - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger